Circuitos turísticos

Rota 1  ( dia completo )  Sete Cidades & Lagoa do Fogo

Partida da Cidade de Ponta Delgada. A primeira paragem é feita no Miradouro do Carvão, onde se pode observar a costa norte e sul da ilha. Seguimos para a Lagoa do Canário situada no meio de uma vegetação densa de árvores de criptoméria, continuando para o miradouro da Vista do Rei para apreciar uma das 7 maravilhas de Portugal, a Lagoa das Sete Cidades. Próxima paragem o miradouro Cerrado das Freiras, onde se consegue obter outra vista sobre a Freguesia e Lagoa das Sete Cidades, seguindo-se de uma visita à Lagoa de Santiago, mais uma das nossas crateras vulcânicas.
Uma pequena pausa é feita na Freguesia de Sete Cidades onde podem visitar a Igreja de São Nicolau ou simplesmente apreciar o fresco da natureza. De imediato seguimos ao miradouro do Escalvado onde se avista a Freguesia dos Mosteiros e a Ferraria. Prosseguimos o nosso passeio pela costa norte da ilha até à Cidade da Ribeira Grande passando por varias Freguesias tendo como vista o mar e as montanhas.

Paragem para almoço, menu à escolha.

Visitamos o centro da Cidade da Ribeira Grande onde se avista uma ribeira com uma pequena queda de água, percorrendo o jardim. A mesma dá o nome à cidade. Seguimos para visitar uma fábrica de licores “Mulher de Capote” onde podem saborear alguns licores confeccionados com frutas da ilha.

Começamos a subida à montanha da Lagoa do Fogo, fazendo uma paragem para visitar a Caldeira Velha, onde se pode apreciar uma caldeira com água a ferver e uma cascata com uma piscina natural. Iniciamos a nossa subida, desfrutando da paisagem natural protegida da Lagoa do Fogo parando em vários miradouros. Chegamos ao topo da montanha com 947 mts de altitude.

O retorno é feito pela costa sul da ilha em direcção a Ponta Delgada para visitar uma plantação de ananases em estufas de vidro, única no Mundo.

Terminamos assim o nosso passeio.

Rota 2  ( dia completo )  Furnas

Partida da Cidade de Ponta Delgada. Dirigimos às Furnas pela costa sul da ilha, a nossa primeira paragem é feita na fábrica de Cerâmica Viera, em actividade desde 1862, situada na Cidade de Lagoa. Rumo a Vila Franca,  paramos no miradouro do Pisão, em Água de Pau,  onde se avista o mar e uma pequena localidade chamada Caloura com zona piscatória e piscina natural.

Seguindo para Vila Franca do Campo a 1ª Capital da ilha, paramos no miradouro de Nossa Srª da Paz onde existe uma Ermida no monte com uma vista magnifica sobre a Vila, mar e  ilhéu com o mesmo nome da Vila, formado por uma erupção vulcânica. Seguimos o passeio para as Furnas onde  a Lagoa das Furnas nos acolhe á entrada da freguesia. É junto a uma das margens que é feita a retirada do cozido das caldeiras. Segue-se o almoço, o famoso Cozido das Furnas.Visitamos também a Poça da Beija onde podem desfrutar de algum tempo para se banharem em águas termais aquecidas.

Seguimos para o centro da Freguesia das Furnas para apreciar outras caldeiras com água a ferver e provar as típicas águas que correm em diferentes bicas. Continuamos o passeio com regresso a Ponta Delgada pela costa norte, parando no miradouro Pico do Ferro onde se avista a Lagoa e a Freguesia das Furnas situadas no interior de uma cratera.

Fazemos uma visita a plantação e fábrica de “Chá Gorreana” única em toda a Europa, em actividade desde 1883, onde podem saborear os famosos Chá verde e preto da ilha. A última paragem é feita no miradouro de Stª Iria onde se tem uma vista única sobre a costa norte e o mar, ideal para fotografar.

Terminamos assim o nosso passeio.

 

Rota 3  ( meio dia )  Sete Cidades

Partida da Cidade de Ponta Delgada. A primeira paragem é feita no Miradouro do Carvão, onde se pode observar a costa norte e sul da ilha. Seguimos para a Lagoa do Canário situada no meio de uma vegetação densa de árvores de criptoméria, continuando para o miradouro da Vista do Rei para apreciar uma das 7 maravilhas de Portugal, a Lagoa das Sete Cidades. Próxima paragem o miradouro Cerrado das Freiras, onde se consegue obter outra vista sobre a Freguesia e Lagoa das Sete Cidades, seguindo-se de uma visita à Lagoa de Santiago, mais uma das nossas crateras vulcânicas.

Uma pequena pausa é feita na Freguesia de Sete Cidades onde podem visitar a Igreja de São Nicolau ou simplesmente apreciar o fresco da natureza. De imediato seguimos ao miradouro do Escalvado onde se avista a Freguesia dos Mosteiros e a Ferraria. Prosseguimos o passeio pela costa Oeste da ilha passando por várias Freguesias em direcção a Ponta Delgada para visitar uma plantação de ananases em estufas de vidro, única no Mundo.

Terminamos assim o nosso passeio.

Rota 4  ( meio dia )  Lagoa do Fogo

Partida de Ponta Delgada em direcção à Cidade da Ribeira Grande. A primeira paragem é feita no centro da cidade da Ribeira Grande onde se avista uma ribeira com uma pequena queda de água, percorrendo o jardim. A mesma dá o nome à cidade. Seguimos para visitar uma fábrica de licores “Mulher de Capote” onde podem saborear alguns licores confeccionados com frutas da ilha.

Começamos a subida à montanha da Lagoa do Fogo, fazendo uma paragem para visitar a Caldeira Velha, onde se pode apreciar uma caldeira com água a ferver e uma cascata com uma piscina natural. Iniciamos a nossa subida, desfrutando da paisagem natural protegida da Lagoa do Fogo parando em vários miradouros. Chegamos ao topo da montanha com 947 mts de altitude. O retorno é feito pela costa sul da ilha em direcção à Cidade de Lagoa onde visitamos a fábrica Cerâmica Viera, em actividade desde 1862.

Dirigimos a Ponta Delgada terminando assim o nosso passeio.

Rota 5  ( dia completo )  Nordeste

Partida de Ponta Delgada em direcção ao Concelho de Nordeste.  O circuito é feito pela costa norte da ilha, sendo a primeira paragem no Parque Natural Ribeira dos Caldeirões. Aqui podem visitar um moinho de água, várias cascatas e loja de artesanato.

Continuando o passeio paramos no miradouro da Vista dos Barcos onde se observa a ponta mais Este da ilha “Ponta do Arnel”, farol e pequeno porto de pescas. Visitamos o miradouro da Ponta do Sossego, um jardim repleto de varias flores com vista para o mar e  montanha. Paramos no miradouro Ponta da Madrugada mais um local com vistas únicas da ilha onde muitas pessoas aproveitam as madrugadas de Verão para observar o nascer do Sol.

Prosseguimos em direcção à costa sul e à Vila de Povoação o primeiro local a ser povoado na ilha no ano de 1432, que também é conhecida pelo seu doce típico “fofa da povoação”. Paragem para almoço, menu à escolha.

Depois do almoço, visitamos o jardim e prosseguimos o passeio em direcção a Ponta Delgada, pela costa sul,  passando pelas Furnas, Vila Franca do Campo, Cidade de Lagoa e finalmente Ponta Delgada.

Terminamos assim o nosso passeio.



Design by W3layouts